quinta-feira, 20 de março de 2014

Santa Inês sediará dois dias de evento que discute sobre os 30 anos do Programa Grande Carajás


Seminário Internacional Carajás 30 anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia Oriental, esse é o tema do seminário que terá culminância nos dias 05 a 09 de maio de 2014, na Universidade Federal do Maranhão, campus do Bacanga, em São Luís – MA. Mas o evento já acontece desde o ano passado com a realização de etapas preparatórias em cidades do Maranhão e Pará.
São seminários regionais que discutem de forma crítica os 30 anos do Programa Grande Carajás e suas implicações sociais, culturais e econômicas no Brasil e no mundo. Nos próximos dois dias (21 e 22) ocorre em Santa Inês, cidade do oeste maranhense, a segunda etapa do seminário. Em paralelo ocorre mais uma etapa regional, na cidade de Marabá – PA. A primeira etapa ocorreu em Imperatriz – MA e contou com um público de aproximadamente 400 pessoas.
A última etapa será realizada na capital paraense, Belém, de 09 a 11 de abril. Com isso, serão quatro seminários regionais realizados que culminarão com um evento de cunho internacional e contará com uma programação vasta de cinco dias. “O intuito é discutir criticamente o tema central do seminário, que o Programa Grande Carajás nos estados que são mais afetados, e em seguida dialogar com experiências de outros estados e países, na ideia de construir alternativas de mudança”, relata um dos coordenadores do evento.

Etapa de Santa Inês

A Sessão Pública de abertura do evento acontecerá no bairro Laranjeiras, na principal via de acesso da cidade, em seguida terá uma caminhada de deslocamento até o Sítio dos Padres, onde continua a programação do seminário que vai até o final do sábado (22).
Durante a tarde do primeiro dia, têm início os trabalhos dos Grupos Temáticos: Ambiente, poluição, saúde e conflitos ambientais; Relações de trabalho; Questão agrária, mineração e questão urbana; Criança, juventude, geração, gênero e diversidade sexual; Comunidades Tradicionais e povos indígenas: formas e estratégias de resistência e organização popular, violência e repressão e; Responsabilidade Social e Ambiental de empreendimentos e estratégias de cooptação de organizações sociais.
O primeiro dia de atividades do Seminário encerra com a exibição da peça "Buraco, um panfleto profundo", já exibida com sucesso nas cidades de Açailândia, Imperatriz e Buriticupu. A peça estará em cartaz em um dos ponto de grande movimentação na cidade, Praça da Matriz, às 19h30.
No dia seguinte continua a programação com a socialização das discussões nos GTs, oficinas, minicursos e a Mesa Redonda "Resistências e Mobilizações frente aos Projetos de Desenvolvimento no Vale do Pindaré e Alto Turi" (com Helciane Araújo/UEMA, István Vargas/UFMA, Noé Maciel/MST e Luiz Vilanova, de Buriticupu).
Durante o evento acontecerão ainda mostras de filmes, dinâmicas de grupo e avaliação das atividades desenvolvidas durante a etapa local do Seminário Carajás 30 Anos.

Mais informações:


Rede Justiça nos Trilhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário